A música dos nomes
IDADE> A partir de 1 ano e meio
TEMPO>30 minutos
ESPAÇO> Sala de atividades, pátio ou biblioteca.
MATERIAL> Fantoches ou dedoches.
OBJETIVO>Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens.
Sente-se no chão com as crianças e faça os bonecos "conversarem" com cada uma.Você pode fazer perguntas como:
- Quem trouxe você parara a escola hoje?
- Você tem amigos?
- Você já brincou no parque?
- Você já tomou lanche?
- A MÚSICA DOS NOMES
IDADE>A partir de quatro meses
TEMPO>30 minutos
ESPAÇO>Sala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVO>Reconhecer o próprio nome e reforçar o vinculo com o educador.
Escolha uma música na qual você possa incluir os nomes das crianças. Alguns exemplos: “Se eu Fosse um Peixinho”, “A canoa virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui no Itororó”.
Reúna turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
MAMÃE, TEM CARTINHA PRA VOCÊ!
IDADE>A partir de 2 anos.
TEMPO>Uma hora.
ESPAÇO>Sala de atividades.
MATERIAL>Canetas hidrográficas, papel e envelopes.
OBJETIVOS>Tranqüilizar-se quanto aos sentimentos de adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades escolares.
Distribua uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada criança e peça que faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os desenhos, chame uma por uma e pergunte a quem a mensagem é endereçada e o que ela deseja comunicar. Escreva o que a criança disser na mesma folha usada por ela. É importante perguntar se ela quer entregar a carta à pessoa apontada. Em caso positivo, coloque e oriente a criança a entregá-la ao chegar em casa. Caso contrário guarde o desenho com as demais atividades.