sábado, 2 de maio de 2009

Sugestões de atividades p/ crianças na fase de adapção


A música dos nomes


IDADE> A partir de 1 ano e meio

TEMPO>30 minutos

ESPAÇO> Sala de atividades, pátio ou biblioteca.

MATERIAL> Fantoches ou dedoches.

OBJETIVO>Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens.



Sente-se no chão com as crianças e faça os bonecos "conversarem" com cada uma.Você pode fazer perguntas como:


  • Quem trouxe você parara a escola hoje?

  • Você tem amigos?

  • Você já brincou no parque?

  • Você já tomou lanche?


  • A MÚSICA DOS NOMES
    IDADE>A partir de quatro meses
    TEMPO>30 minutos
    ESPAÇO>Sala de atividades, pátio ou jardim.
    OBJETIVO>Reconhecer o próprio nome e reforçar o vinculo com o educador.

    Escolha uma música na qual você possa incluir os nomes das crianças. Alguns exemplos: “Se eu Fosse um Peixinho”, “A canoa virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui no Itororó”.
    Reúna turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.

    MAMÃE, TEM CARTINHA PRA VOCÊ!

    IDADE>A partir de 2 anos.
    TEMPO>Uma hora.
    ESPAÇO>Sala de atividades.
    MATERIAL>Canetas hidrográficas, papel e envelopes.
    OBJETIVOS>Tranqüilizar-se quanto aos sentimentos de adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades escolares.

    Distribua uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada criança e peça que faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os desenhos, chame uma por uma e pergunte a quem a mensagem é endereçada e o que ela deseja comunicar. Escreva o que a criança disser na mesma folha usada por ela. É importante perguntar se ela quer entregar a carta à pessoa apontada. Em caso positivo, coloque e oriente a criança a entregá-la ao chegar em casa. Caso contrário guarde o desenho com as demais atividades.