quarta-feira, 16 de maio de 2012

Agenda de acompanhamento do AEE

AGENDA DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO

(AEE / SALA REGULAR)

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO





SANTA INÊS – MA















DADOS PESSOAIS

Aluno (a):

Data de Nascimento: ____ / _____________ / ________ Série:

Endereço:

Cidade: Estado:

Nome da mãe: Tel:

Nome do pai: Tel:

Responsável pelo aluno:



ESCOLA MUNICIPAL ___________________________________________________ (AEE)

ESCOLA MUNICIPAL __________________________________________________ REGULAR)





DEFICIÊNCIA DA CRIANÇA



Deficiência Intelectual – DI





Deficiência Física – DF

Deficiência Auditiva – DA

Deficiência Visual – DV

Outras: _____________________________________________________





















ESTADO DO MARANHÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA INÊS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO





Prefeito Municipal de Santa Inês

Dr. Raimundo Roberth Bringel Martins

Secretária Municipal de Educação

Maria da Graça Santana da Silva

Diretora do Dep. do Ensino Fundamental

Antonia Ximenes Sousa

Diretora do Dep. da Educação Infantil

Inês de Maria Santos Castro

Diretora do Dep. de Organização Escolar

Maria da Glória Lisboa de Castro























Elaboração:

Emanuelle

Evanildes da Silva Araújo

Fernanda

Flaviana Santos Sousa

Marinalda Leite Silva

Luciane

Luciene Rios da Silva













Revisão:

Maria da Graça Santana da Silva

Secretária Municipal de Educação















CALENDÁRIO 2012

















O Atendimento Educacional Especial – AEE tem a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.E Pontuamos ainda que o AEE não deve ser confundido com o reforço escolar nem com o atendimento clínico, tampouco como substituto dos serviços educacionais comuns.Este por sua vez é realizado no contraturno da sala regular sendo organizado por hora e dias da semana, para aluno matriculados na rede municipal de ensino, sendo que para frequentar a sala de recursos, é necessário que o aluno apresente um laudo médico comprovando sua deficiência.









.















ALGUMAS INFORMAÇÕES PARA PAIS E PROFESSORES



O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Especial, considerando a Constituição Federal de 1988 estabelece o direito de todos a educação; a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de janeiro de 2008; e o Decreto Legislativo nº 186, de julho de 2008, que ratifica a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), institui as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educa9cional Especializado – AEE na educação básica, regulamentado pelo do Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008.

Relembrando os princípios consagrados na Carta das Nações Unidas que reconhece na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nos Pactos sobre Direitos Humanos, proclamaram e concordaram que toda pessoa faz jus a todos os direitos e liberdade ali estabelecidos, sem distinção de qualquer espécie. Consta no ferido documento no seu art. 24 Efetiva o direto assegurando a educação inclusiva em todos os níveis, bem como o aprendizado ao longo de toda vida. Outro ponto, a saber, encontra-se no art.5 do mesmo documento, onde ressalta a igualdade e não discriminação, cabendo aos Estados o combate e proibição de qualquer discriminação baseada na deficiência e garantirão às pessoas com deficiência igual e efetiva proteção contra a discriminação por qualquer motivo.

























HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda - feira Terça - feira Quarta – feira Quinta - feira Sexta - feira

2:oo ás 3:00

3: ás 4:00

4:00 ás 5:00





















Plano Interativo – docente/AEE – docente/regular

*ATENDIMENTO DIA ____ / ______ / 2012

* Sequência Metodológica ( AEE )

1 - ___________________________ 2 - ______________________________

3 - ___________________________ 4 - ______________________________

- *Em que o aluno necessita de ajuda na sala regular? _______________________

__________________________________________________________________



SALA REGULAR

* Situação Real do aluno

1 - O que o aluno consegue realizar.



ler e escreve concentra-se nas tarefas

consegue finalizar as tarefas consegue interagir com todos na escola

permanece sentados igual os demais tem interesse nas aulas apresentada



2 – Conteúdo trabalhado na sala regular.

* Linguagem:___________________ * Matemática: _________________

* Natureza e sociedade: _________________________________________



3 – Sequência Metodológica:

* ______________________________ * __________________________

* ______________________________ * __________________________



4 – Atividades realizadas do dia:



Pinturas Leitura coletiva Recorte e colagem

Dramatização Leitura Individual Atividades no livro

Jogos Atividade em grupo Atividades do quadro



5 – Em que o aluno necessita de ajuda na sala regular?_______________________



OBS: _______________________________________________________________



___________________________ _______________________________

Docente (AEE) Docente (Sala Regular)