Seu filho deixa tudo para depois? Não faz as tarefas no momento em que devem ser feitas? Adora dizer: "espera um pouquinho" ou "depois eu faço". Ele pode ser um procrastinador.
Procrastinar: o ato de adiar, delongar, demorar, espaçar ou, simplesmente, transferir para o outro dia.
Psicólogos afirmam que o ato de procrastinar não tem origem genética. O procrastinador trás esse comportamento dos grupos com os quais conviveu. Portanto se seu filho apresenta o comportamento descrito acima tente identificar quem convive com ele que também se comporta desta forma e ajude-o a não adiar as tarefas.
De acordo com o educador Eugênio Mussak, " do ponto de vista psicológico, a procrastinação pode ser entendida como uma dificuldade em definir prioridades a partir de elementos não emocionais. Em outras palavras, definir o que vai ser feito a partir da importância que tem e não a partir do prazer colhido em sua execução." Em seu texto O Procrastinador, Mussak identifica seis variedades de procrastinadores.
Dicas para ajudar às crianças a definir prioridades e executar tarefas:
- Utilize um calendário grande onde os compromissos mais importantes são anotados. Ensine à criança a riscar os dias conforme forem passando, assim ela vai criando noção de quanto tempo falta para a consulta ao dentista, ou para o aniversário da vovó.
- Crie um checklist de tarefas diárias, utilize uma estratégia motivante para a criança seguir sua lista. Por exemplo, utilize um quadro magnético e dê imã coloridos, com formas diferentes que devem ser colocado à frente de cada tarefa cumprida. Brincar só depois de fazer tudo, bem feito!
- Em um relógio grande, de parede, marque com durex colorido o horário para encerrar determinada atividade. Por exemplo a lição de casa começa a ser feita às 16:00, marque com o durex as 16:20 e explique que quando o ponteiro grande chegar naquela marca a lição deverpa estar terminada. Claro que o tempo estipulado deve ser suficiente para a tarefa proposta.
- Ensine a separar todo o material necessário para executar determinada tarefa, como a lição de casa, por exemplo. Uma boa maneira de treinar é fazendo receitas simples, pois é preciso separar todos os ingredientes antes de iniciar. Mostre para ela como será ruim precisar pegar alguma coisa no armário com as mãos sujas de farinha! A hora do banho também é um bom momento para treinar. Imagine sair do chuveiro e não ter a roupa separada para vestir-se em pleno inverno!
- Cultive hábitos e rotinas. Almoçar e jantar em determinado horário e determinado local (somente na cozinha, por exemplo). Tomar banho antes de jantar, dormir sempre no mesmo horário, ler uma história antes de dormir, escovar os dentes imediatamente após as refeições.
- Incentive a guardar os brinquedos no lugar depois da brincadeira. Isso evita a bagunça, facilita quando for brincar novamente e dispensa perder o tempo com a arrumação dos armários. Mas para isso providencie lugar para tudo!
- Acima de tudo: dê o exemplo, não procrastine!