sábado, 25 de abril de 2009

Dinâmica de grupo p/sala de aula

Volta as aulas: dinâmica de grupo - parte II

Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2009

Essa é mais uma dinâmica sugerida pelo site Mundo Jovem. Essa pode ser usada com crianças da Educação Infantil. Ótima para trabalhar as diferenças.
A construção coletiva do rosto
1 - Orientar as crianças para sentarem em círculo;
2 - O professor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera;
3 - Em seguida orienta para desenhar o seguinte:
  • uma sobrancelha somente;
  • passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;
  • desenhar a outra sobrancelha na folha que este recebeu;
  • passar novamente;
  • desenhar um olho;
  • passar novamente;
  • desenhar outro olho;
  • passar a direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).

4 - Quando terminar o rosto pedirà criança para observar o desenho;

5 - Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente.

Jogo da Memória Diferente

Domingo, 2 de Setembro de 2007

Idade: 3 - 12 anos
Material: Diversos objetos (devem ser escolhidos levando em consideração a idade da criança)

Jogando:
Em um espaço determinado (pode ser uma mesa, um tapete), espalhe os objetos, cuide para que não exista dois idênticos. Peça para que as crianças observem por um tempo determinado. Retire as crianças do recinto ou peça para que fiquem de costas, cuide para que não vejam! Retire um dos objetos e peça para que olhem novamente e descubram o que está faltando.

Variações:
Para deixar mais fácil:
Quanto mais nova a criança, menor a capacidade de memorização.
Escolha uma quanidade pequena de objetos, preferencialmente brinquedos, ou coisas familiares à ela. Faça com que lhe diga em voz alta tudo que está vendo e só então inicie a brincadeira.

Para deixar mais difícil:
Escolha uma grande quantidade de objetos, de tamanhos, formas e cores variadas. Coloque objetos iguais, de cores diferentes.
Inicie com 2 minutos para memorizar e vá diminuindo o tempo.
Retire mais de um objeto do cenário.