sexta-feira, 8 de maio de 2009

AVALIAÇÃO É...


Avaliar é, olhar para si, é olhar para o outro,
é olhar para o mundo...
Avaliar é, refletir sobre si, é refletir sobre o outro,
é refeletir sobre o mundo...
Avaliar é transformar a si, é transformar o outro,
é transformar o mundo.
Pense e reflita... para construir uma educação de qualidade é preciso vencer os monstros que foram construídos ao longo da história da educação sobre avaliação.Quem não se recorda sobre suas avaliações na escola?Medo, calafrios, cólicas, pernas trêmulas, batimentos acelerados e até febre, durante as provas ou ao receber resultados.As recordações , não são boas, ao menos que me lembre.
O tema avaliação, ainda é pouco discutido e refletido nas escolas.O fato é que o modelo de avaliação adotado hoje pela a grande maioria das escolas é reflexo da sociedade, dos valores, e da educação recibida.É o teste, que avalia apenas a capacidade que o aluno tem de decorar, o que em pouco será esquecido, pois não tem significação, é a decoreba chamada, não tem sentido e se esgota em pouco tempo, é um aprendizado sem significância, tem sido assim desde da época dos Jesuítas com a seleção de conteúdos, com a memorização e a reprodução que favorece o sistema de exclusão didado pela sociedade.
Avaliar antes de tudo, a avaliação pode e deve ser um instrumento de mudança: mudança do processo de ensino-aprendizagem, mudança da prárica docente, mudadança da escola.