sexta-feira, 8 de maio de 2009

PROJETO ESCOLA LIMPA 1º AO 5º ANO




Mini-Projeto


Escola Limpa

Objetivo Geral
Perceber a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
Jogar lixo no lixo;
Organizar as carteiras na sala;
Limpar a lousa;
Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a comunidade.


SELEÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS INCLUINDO A AVALIAÇÃO

Todas as disciplinas
Pesquisa diagnóstica referente à higiene e limpeza da escola;
Montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
Limpeza dirigida e contínua;
Confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.


AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.
Onde:
As serventes e professores observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
Será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto-avaliação;
Observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.

Atividades a serem desenvolvidas em cada disciplina
2.1 - HISTÓRIA
Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos estruturais e visuais).
ESTRATÉGIAS
Pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
Entrevistas com ex-alunos;
Observações das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.
2.2 - GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
ESTRATÉGIAS
Mapeamento e construção da Maquete da rua ou quarteirão, onde se localiza nossa escola;
Pesquisas sobre a localização da escola.
2.3 - CIÊNCIAS
As conseqüências da falta de higiene na saúde;
Problemas causados pelo lixo, pelas pombas e outros animais;
Problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
Reciclagem;
Meio ambiente.
ESTRATÉGIAS
Pesquisas;
Coleta de material;
Reciclagem de papel e confecção de objetos.
2.4 - LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
Rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
Poesias, redações, textos e músicas;
Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
Frases;
Teatro.
ESTRATÉGIAS
Montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
Confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.
2.5 - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Artes com papel reciclado;
Teatro;
Paródias;
Cartazes.
ESTRATÉGIAS
Desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
Montagem de uma peça teatral referente ao tema.
2.6 - MATEMÁTICA
Problemas sobre a produção de lixo;
Gráficos;
Planificação de sólidos.
ESTRATÉGIAS
Elaboração de problemas referentes à decomposição de materiais;
Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;
Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.
2.7 - EDUCAÇÃO FÍSICA
Gincana da preservação "O ambiente é o que conta".
ESTRATÉGIAS
Campanhas de material de limpeza;
Campanhas de alimento não perecíveis;
Provas competitivas (relativas ao tema ou não);
Montagens de cartazes para anotação de pontuação.
SELEÇÃO E PREPARAÇÃODE MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Questionários
Cartazes
Maquetes e desenhos
Planta do Prédio
Exposição dos trabalhos feitos
Palestras distribuição de folhetos
Campanhas educativas e preventivas
Relatórios
Redações, textos, filmes.
Trabalhos de fantoches
Atividades físicas específicas
Reprodução de temas